Dermatologista em São Paulo
A queda entre 60 a 100 fios todos os dias é considerada normal. Porém, com a frequência de lavagens usual, percebendo um volume maior de fios caindo, é hora de procurar consulta especializada.
Queda de cabelo é um sintoma, ou seja, existem dezenas de diagnósticos possíveis para essa condição. Desde infecções, doenças da tireoide, alterações hormonais, deficiências minerais e doenças próprias do couro cabeludo.
Cabe ao médico dermatologista, após consulta, avaliação tricoscópica e realização de exames, investigar e descobrir a causa para queda de cabelo e te orientar frente ao tratamento.
A queda aguda (eflúvio telógeno) tem duração autolimitada, porém é importante orientar que a calvície (alopecia androgenética) é uma condição que pode ser deflagrada após esse evento. O tratamento deve ser instituído o mais precoce possível para melhor recuperação capilar.
Além do tratamento domiciliar com medicamentos tópicos e orais, a indicação de procedimentos no consultório como MMP capilar e mesoterapia com luz de LED são arsenais terapêuticos.
O minoxidil é um medicamento usado com segurança no tratamento da calvície (alopecia androgenética) de homens e mulheres há décadas.
Sua ação consiste em promover vasodilatação e prolongar a fase de crescimento dos fios. Porém, seu uso isolado seria suficiente pra tratamento da calvície? NÃO!
A medicação não tem nenhuma atuação no componente hormonal da doença, que leva a progressão da perda de cabelos ao longo dos anos.
Até hoje, o tratamento considerado padrão ouro consiste na associação dos antiandrogênicos (finasterida, dutasterida, espironolactona) ao minoxidil, podendo ser combinado a outras terapias realizadas em consultório (MMP capilar e mesoterapia associados a luz LED e laser).
Lembrando que é sempre fundamental realizar consulta dermatológica pra correto diagnóstico, avaliação da indicação de uso de medicamentos e acompanhamento regular. Tempo é cabelo!
Alguns shampoos e produtos para queda de cabelo podem oferecer benefícios temporários, ajudando a proteger o fio de danos mecânicos de quebra e melhorar a limpeza do couro cabeludo.
No entanto, é importante entender que esses produtos não são capazes de reverter ou impedir nenhuma queda de cabelo. Sempre é recomendado consultar um médico especialista para correta avaliação e diagnóstico do problema para instituição de tratamento seguro e eficaz.
A calvície, denominada alopecia androgenética, é uma doença crônica, de caráter genético, influenciada por fatores hormonais e ambientais. Ao longo do tempo, os fios entram em um processo de miniaturização (afinamento progressivo), até pararem de nascer por atrofia dos folículos capilares.
Não é notada uma queda aguda, mas o paciente vai observando um aumento de visualização do couro cabeludo e notando os fios mais ralos e finos. Nas mulheres, a região central é mais acometida e nos homens, as áreas mais abertas são a coroa e a região fronto temporal (entradas).
A doença se desenvolve geralmente desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos. Porém, é muito comum o diagnóstico acontecer em fases mais tardias, quando paciente realmente começa a se incomodar com a aparência do couro cabeludo ou após um evento de queda aguda de cabelo, a qual denominamos eflúvio telógeno.
Sendo uma doença crônica, o tratamento precoce traz grandes impactos positivos na evolução da calvície. Ele baseia-se em estimulantes do crescimento dos fios como o minoxidil e em bloqueadores hormonais.
Atualmente, ainda associamos a protocolos de tratamento realizados na clínica com estas medicações infiltradas diretamente no couro cabeludo através de técnica de MMP (microinfusão de medicamentos na pele). Ainda podemos realizar protocolos com laser e luz de LED, complementar ao tratamento.
O objetivo é estacionar o processo e recuperar parte da perda.
Nos casos mais extensos, o transplante capilar pode ser uma alternativa, após pelo menos seis meses de estabilização da doença.
Tomar vitaminas, cortar cabelo na lua cheia, aplicar babosa… afinal, como fazer o cabelo crescer mais rápido? Não existe fórmula mágica!
Nossos fios crescem em média 1cm por mês. Não há nenhuma comprovação científica até hoje que conseguiu mostrar aumento nessa velocidade.
O que vale ressaltar aqui é o cuidado diário com os cabelos.
A realização de química, uso de secadores/chapinhas, frequência de praia e piscina, maus hábitos como dormir com cabelos molhados e prender em rabos apertados – tudo isso contribui pra um enfraquecimento e quebra dos fios que irão sim comprometer o crescimento dos seus fios!
Não acredite em propagandas com falsas promessas que vemos por aí.
O cuidado diário é que faz a diferença para cabelos fortes e saudáveis.
Se tem notado queda dos cabelos, fios mais ralos, couro cabeludo visível, não perca tempo! Um diagnóstico precisa ser realizado por dermatologista para que seja instituído um tratamento precoce e efetivo a sua queixa!
Por uma questão hormonal, é comum as gestantes experimentarem o cabelo mais cheio de suas vidas. Se existir queda nesse período, é fundamental uma consulta dermatológica com tricoscopia para avaliar os motivos de queda.
No período pós parto, o eflúvio pode acontecer, e geralmente é temporário. O cabelo tende a voltar ao normal após alguns meses. Se houver preocupação sobre a queda excessiva de cabelo durante a gravidez, é aconselhável consultar um médico para avaliação e orientação adequada. Pacientes que já tem diagnóstico de alopecia androgenética ou outra condição capilar ou do couro cabeludo, também devem procurar auxílio dermatológico.
Dra. Luisa Brugnara possui Título de Especialista e é membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia (SBD) e de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2015, emendou a Especialização em Dermatologia na Santa Casa de Belo Horizonte (SCBH) - a quarta Clínica de Dermatologia fundada no país.
A especialista se encantou com a Dermatologia Estética ao longo dos anos de estudo, se aprofundando na área com diversos cursos, ‘hands-on’ e congressos de atualização em Cosmiatria. Sua experiência vai além da expertise em avaliação anatômica e em técnicas atualizadas de tratamento estético global. Sua conduta médica se faz criteriosa, trazendo seu olhar refinado sobre o rejuvenescer e o embelezar.
CRM - 205315 | RQE - 80880
Bem-vindo à nossa clínica de Dermatologia estética, onde o senso de beleza se refina nas sutilezas.
Nosso espaço foi cuidadosamente criado para proporcionar um ambiente acolhedor e relaxante. Nós nos dedicamos a oferecer tratamentos de última geração sob um olhar estético refinado, entregando resultados seguros, naturais e duradouros.
Com uma equipe atenciosa nos detalhes, somos altamente comprometidas com seu bem-estar. Desejamos guiá-la em sua jornada de cuidados ancorada numa relação de confiança, despertando a satisfação consigo mesma e o contentamento genuíno em cada fase de sua vida.
Você merece se sentir sempre bem!
Conte conosco, será um prazer cuidar de você!
Esteja sempre no seu melhor. Agende agora uma consulta
Dermatologista em São Paulo